sexta-feira, 2 de maio de 2014

Estranhamento cultural

Faz pouco mais de um ano que voltei do Reino Unido. Passei dois meses estudando em Londres e me hospedei em uma casa que ficava a apenas 40 minutos da mesma, Croydon. Fiquei morando com um casal jamaicano e, para minha sorte, eram muito acolhedores, o que facilitou a experiência de estar sozinha em um novo ambiente.
 A comida oferecida era, geralmente, muito mais apimentada do que as brasileiras (isso vale não só para a casa onde eu estava, mas também para toda a cultura britânica) o que não me agradou tanto quanto o chá inglês. Esse último é a bebida mais tradicional, composta de chá preto, leite, açúcar e creme. Deliciosa, apetece muito com o frio londrino e é muito bem-vinda acompanhada de bolos ou guloseimas em reuniões sociais.
Porém, os britânicos em si são pessoas muito "frias" ao olhar de um brasileiro: raramente conversam em meios de transporte, não aceitam atrasos e não dão muitos abraços ou beijos para cumprimentar os outros. No início, adorava o silêncio nos vagões de trem e o modo como eram rígidos com a pontualidade nos compromissos. Mas depois de um tempo, senti falta de um pouco mais de calor humano e carinho brasileiro que, por mais que tenha sempre achado que era bobagem, ficou evidente quando estive longe do país. 

Pretendo voltar, mas apenas quando estiver madura o suficiente para ficar mais tempo do que anteriormente.



Por Júlia Pagliari.


Nenhum comentário:

Postar um comentário