sábado, 19 de abril de 2014

Antiga Classe Média - Curiosidade

          Quando realizamos nossos estudos sobre a nova classe média, eis que surgiu uma indagação do grupo: e a antiga classe média, quando apareceu o conceito deste grupo que estudamos na semana passada? 
        Pesquisando pela internet, encontramos um trecho que exemplifica e introduz, ao nosso ver, uma das tantas e várias opiniões sobre o surgimento desta classe. Pelo fato de o livro Historia da riqueza do homem, de Leo Huberman tratar-se de um grande clássico, estudado por muitos grupos em todo o mundo, resolvemos anexar ao Blog, como uma curiosidade sobre esta antiga classe que, por base nos dados do livro, surgiu no final do período do feudalismo.
“Nos primórdios do feudalismo, a terra, sozinha, constituía a medida da riqueza do homem. Com a expansão do comércio, surgiu um novo tipo de riqueza — a riqueza em dinheiro. No início da era feudal, o dinheiro era inativo, fixo, móvel; agora tornara-se ativo, vivo, fluido. No início da era feudal, os sacer- dotes e guerreiros, proprietários de terras, se achavam num dos extremos da escala social, vivendo do trabalho dos servos, que se encontravam no outro extremo. Agora, um novo grupo surgia — a classe média, vivendo de uma forma nova, da compra e da venda. No período feudal, a posse da terra, a única fonte de ri- queza, implicava o poder de governar para o clero e a nobreza. Agora, a posse do dinheiro, uma nova fonte de riqueza, trouxera consigo a partilha no governo, para a nascente classe média.” ( pg. 36)
Livro completo - História da Riqueza do Homem

Por de frente com a sociologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário