sábado, 7 de junho de 2014

Opção para o fim de semana...

Tempos Modernos 
Dirigido por Charles Chaplin

Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não tem mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar. 

          Este filme, além de retratar como funcionava o processo de produção e como os trabalhadores trabalhavam sendo vistos como máquina, também o filme aborda uma forte mensagem social por trás. A máquina tomando lugar do homem e o mesmo sendo tratado como tal levando o trabalhador ser guiado para escravidão e a criminalidade. Um belo clássico que vale a pena ser assistido.




          Curiosidades sobre o filme:
          - Supostamente Tempos Modernos seria o primeiro filme de Charles Chaplin que utilizasse inteiramente um sistema de som. Entretanto, no filme apenas pode-se ouvir ruídos quando vozes são ditas por avisos de máquinas. Esta mudança foi feita pelo próprio Chaplin para tornar o som um símbolo da tecnologia e da desumanização no filme.

Referências: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-1832/
Por de frente com a sociologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário