quinta-feira, 12 de junho de 2014

Embraer e o modelo Toyotista

          Hoje o mundo corporativo necessita que suas empresas estejam vinculadas as necessidades do seu público as incluindo no mercado competitivo. Por isso, inúmeros os modelos de produção foram sendo ajustados as necessidades destes locais, para que, da melhor maneira possível estas empresas pudessem conseguir atingir seu melhor nível de produtividade.

          Dificilmente hoje encontramos como exemplo modelos de empresas que aderem somente a um tipo de modelo de produção, pois como ditas anteriormente, ouve uma adaptação e um reajuste para que se adaptassem as necessidades de cada instituição.Exemplo disso, é a empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer) que com mais de 40 anos de existência, já adaptou seus modelos de produção algumas vezes e hoje utiliza mais de um modelo para sua existência como organização. Entretanto, com o avanço da globalização e a exigência de uma competitividade maior em todos os ramos do mercado, hoje a Embraer adere mais a alguns preceitos do modelo Toyotismo de produção, como foi encontrado em alguns artigos explicitados na rede.
          Esta imersão de preceitos Toyotistas foram primordiais para que a empresa chegasse onde esta atualmente, entretanto, por falta de reportagens mais especificas, nós selecionamos um artigo feito por uma mestranda da Unesp e também um trabalho feito pela autora da revista e do blog café com sociologia, abarcando questões mais profundas sobre a individualidade e o processo de transformação do trabalhador no que se refere a escolaridade nesta organização vista não como uma relação de neutralidade, mas sim uma adaptação ao modelo organizacional toyotista se inserindo no ambiente fabril. 

            O Toyotismo na Embraer incluiu-se mais sobre questões referentes a externalização das atividades e também sobre o que diz respeito a multifuncionalidade ou melhor qualificação do trabalhador.
A seguir, os artigos em anexo.

Por Gabriela Rabello

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